Ingmar Bergman during the making of Wild Strawberries

Ingmar Bergman é um daqueles diretores que quanto mais eu vejo seus filmes mais eu o admiro. Seus filmes são brilhantes, cheios de símbolos e questionamentos sobre a natureza humana. O primeiro filme que vi do diretor sueco foi Fanny e Alexander, mas não fui eu que o escolhi. Aliás quando o vi não tinha sequer idade para entender, embora esse seja um de seus filmes mais autobiográficos e menos filosóficos. Acho que a paixão por seus filmes surgiu mesmo depois de assistir O Sétimo Selo e Morangos Silvestres.

Qualquer um que aprecie a obra de Bergman, deve consultar o site Ingmar Bergman Face to Face. Apesar do título em inglês o site está todo em sueco. Há arquivos sobre seus trabalhos no cinema, no teatro – sua paixão, roteiros e o imagens e símbolos do universo criativo de Bergman. Entre muito conteúdo, imagens de documentos pessoais que achei que nunca veria, há também diversas imagens e vídeos. Há também uma busca e informações divididas por data. Uma dica para não cair no desespero, caso você fale tanto sueco quanto eu, o que atualmente significa quase zero, é tentar o tradutor online Systran. Não é perfeito, há sempre algumas palavras que ele não traduz e o resultado em inglês muitas vezes será mais divertido do que satisfatório, só que quebra o galho diante de tantas e maravilhosas informações sobre o diretor.

Smiles of a Summer Night

Bergmanorama é um ótimo site sobre Bergaman, e o melhor em inglês. Perfil, trabalhos, pessoas com quem trabalhou, biografia, fotos e notícias. A sessão de imagens é imensa: há fotos do diretor, dos atores, do teatro e dos filmes, e selecionando of ilme há muitas outras fotos. O site tem ainda um link para um grupo de discussão sobre o diretor.

O site Samlaren tem uma galeria com imagens de posters originais dos filmes de Bergman, em sueco é claro. Não sei se tem de todos os filmes, mas a galeria é razoável. É só uma pena que as imagens estejam pequenas. Aqui há mais algumas imagens de posters de seus filmes, ilustradas por artistas poloneses, o que torna os filmes ainda mais sombrios. O MovieGoods, um site para venda de posters, tem vários posters. Ignore que os posters estão à venda e aprecie as imagens, com um tamanho um pouco melhor do que as do primeiro link.

Há centenas de páginas dedicadas ao trabalho de Bergman, mas nem todas têm um bom conteúdo, algo que valha a pena a visita. O IMDb é quase obrigatório, pois além da filmografia completa ainda tem os títulos em outros países, em língua inglesa a maioria deles e biografia. Resolve vários problemas quando você quer descobrir o título de algum filme dele, mas não sabe como é o nome em sueco. O IngmarBergman.com não é o site oficial, mas contém algum (pouco) material interessante, nem que seja pela lista de livros sobre Bergman. Classic Movies tem uma lista com muitos links dividos por assunto, como biografia, filmografia, artigos, galerias, etc. Nem todos são bons, mas para quem quer saber mais já é um começo.

Há várias páginas com artigos específicos, seja a biografia do diretor, seja sobre um determinado filme. Aqui vão algumas que devem ser conferidas:

– A Senses of Cinema tem uma boa biografia sobre o diretor e no final do artigo links para resenhas de quatro filmes.

Esse site com informações culturais sobre a Suécia tem uma boa biografia sobre o diretor.

– O artigo da Wikipedia, já citado no começo, dá uma visão geral de seus trabalhos e vida, e ainda indica alguns links interessantes para visitar.

The Seventh Seal contém algumas anotações sobre o filme incluindo resenha e um slide-show.

The Seventh Seal

Sugiro ainda assistir ao documentário sueco de 2004 dirigido por Marie Nyreröd: Ingmar Bergman. Dividido em 3 episódios, num total de 174 minutos, ele faz uma trajetória da obra do diretor. A primeira parte é dedicada ao cinema, a segunda oa teatro e a terceira fala de sua vida e a casa na ilha de Fårö onde o diretor vive. É interessantíssimo ver como ele fala de si mesmo, com um tom crítico, como cita seus problemas como demônios e a descrição de seu processo criativo. É longo, mas todos os minutos compensam para quem quer compreender melhor sua obra.

Para quem gosta de análises misturando psicologia ou filosofia aqui vão dois trabalhos de faculdade realisados em 2002. Persona foi um trabalho em grupo para a aula de psicologia sobre o filme com o mesmo título, uma mistura de análise com observações sobre o comportamento das personagens e psicologia. Infelizmente o número de páginas do trabalho era limitado e muita coisa acabou ficando de fora. Persona: Bergman, Jung e Kierkegaard é uma de minhas divagações em forma de trabalho, coisa que eu ainda gosto de fazer, mas que não faço por tempo. O trabalho une anotações prévias feitas para o trabalho de Persona, com observações da influência pensamento do filósofo Søren Kierkegaard e de Carl Jung nas obras de Bergman. É uma pena que na época eu não soubesse da influência de August Strindberg em suas obras na época em que fiz o trabalho, principalmente no teatro.

10 respostas para “Ingmar Bergman”.

  1. Oi, cheguei aqui pelo Google, procurando posters de Bergman. Gostaria de trocar algumas idéias sobre este diretor sueco. Abraço!

    Curtir

  2. Ahá, então Google funciona mesmo. Eu ando meio sem tempo Osmário, mas sei que há grupos de discussão sobre o diretor. Acho que é uma boa idéia checar algum deles, como no Yahoo.

    Curtir

  3. Ingmar Bergman Face to Face…

    Here are marvellous news, if you appreciate the works of Ingmar Bergman. Ingmar Bergman Face to Face, the official Bergman’s site now has an English version! Super! I had some hard times there using a translator, asking for help to a dictionary, but …

    Curtir

  4. […] Vocês se lembram que eu falei que o site do Bergman só estava em sueco, mas que um tradutor poderia quebrar o galho já que o site era incrível? Pois é… agora o site tem também uma versão em inglês. Maravilhoso! Agora você não tem mais nenhuma desculpa para deixar de desfrutar das maravilhas que podem ser encontradas por lá. […]

    Curtir

  5. Parabéns pelo artigo. Gostaria de saber como posso fazer para obter o documentário de 2004 dirigido por Marie Nyreröd de 174 min e como você conseguiu assisti-lo.
    Obrigado!

    Curtir

  6. cara adorei sua página sou loucoooooo por bergman,me responda por favor para trocarmos idéias meu email é mansfield.woolf@hotmail.com

    Curtir

  7. Também gostaria de saber como conseguir o documentário de 2004, uma vez que sou grande admirdora das obras de Ingmar Bergman e de quase todos os atores com os quais trabalhou. Em particular, Liv Ullman. Desde já agradeço a atenção. Regina.

    Curtir

  8. […] se lembram que eu falei que o site do Bergman só estava em sueco, mas que um tradutor poderia quebrar o galho já que o […]

    Curtir

  9. Avatar de GIL NEY DI NAPOLI
    GIL NEY DI NAPOLI

    Olá, gostaria de saber, também, como conseguir o documentário de 2004, sobre Bergman, dirigido por Marie Nyrerod. Desde já agradeço.

    Curtir

  10. Difícil Ney. Eu vi o filme durante a Mostra, há alguns anos. O filme foi feito para a TV Sueca e nunca foi lançado aqui. Acho que só procurando o DVD na Amazon ou sites do tipo.

    Curtir

Tendência