Todos aqueles que estudam cinema, ou se interessam pela história dos documentários, em algum momento se depararam com a série de documentários produzida por Frank Capra para o governo americano durante a 2ª Guerra Mundial: Why We Fight. Documentários… esse é um daqueles momentos em que pensamos mais uma vez no que a palavra documentário quer dizer. Em boa parte das vezes a melhor definição de documentário é transmitir imagens de uma realidade de forma objetiva. Aí começam os problemas: toda edição torna um filme sujtivo. Mesmo a filmagem de uma determinada cena, sem edição nenhuma já perde um pouco da objetividade, uma vez que escolhemos o ângulo, o local e ás vezes a pessoa.
Pronto, rompido o mito de que documentários são aqueles filmes feitos para transmitir somente a realidade dos fatos, agora voltemos ao Why We Fight. A mente engenhosa de Capra foi responsável por construir sete belos documentários de propaganda para o governo dos EUA durante a guerra. Transmitir a verdade? Sim, mas distorcendo um pouco os fatos, alterando a realidade e favorecendo o ponto de vista do interessado. O que esses documentário fazem é, basicamente, para não dizer lavagem cerebral, convencer o público de que o inimigo é um monstro e que precisa ser combatido a todo custo, justificando o envolvimento dos EUA na segunda Guerra Mundial.
Contruídos através de imagens obitdas pelas filmagens de americanos durante a guerra, imagens de filmes de propaganda dos inimigos e “animações”, esses documentários são maravilhosos exemplos históricos de como se construir uma realidade, de como conquistar seu público. Com o nome de Franka Capra na direção, o resultado não é de se espantar: é cinema puro. Há os heróis, há os vilões, a uma história como fundo e há o motivo pelo qual os problemas que se desenrolam ao longo do filme. Só são um tanto, como diria, chatos, se você está procurando por diversão apenas. Mas também não são filmes feitos para pensar, pois, afinal de contas, a mensagem está toda lá, não é preciso concluir nada, eles já mostram o que querem que você pense.
A edição desses filmes é a parte mais genial, transformando imagens de registro em cenas emocionantes, criando momentos de tensão, atraindo a atenção da platéia, e conduzindo-a para o desfeche, o que aqui siginifica a razão da guerra. É um filme de ação, a diferença é que os atores são reais, o cenário não é construído e é baseado em fatos reais, como vários filmes gostam de dizer. Claro que eles não têm um final feliz, já que a a guerra ainda estava em andamento naquela época, mas a montagem te conduz para a conclusão de um final feliz, com a vitória dos aliados.
Eu sou totalmente contra guerras, só que eu amo cinema, e filmes bem feitos. E é por isso mesmo que recomendo para aqueles que gostam de cinema ou querem entender como um filme funciona, esses documentários. Eles são parte da nossa história, da história do cinema, da história política e da história da propaganda. Hoje em dia são fáceis de achar e já foram lançados em DVD. A melhor parte é que eles estão em domínio público, já que foram feitos pelo governo. Podem ser baixados no Intenet Archive na sessão Cinemocracy, onde há vários outros documentários feitos durante a 2ª Guerra, e podem ser vistos no Google Video.
Abaixo estão listados os capítulos dos 7 filmes da série com os links com mais informações sobre eles e onde podem ser vistos e baixados. Os quatro primeiros episódios já estão disponíveis para serem assistidos on-line, os demais serão providenciados em breve, já que farei upload deles para o Google Video. Assim que estiverem on-line atualizarei o post com os links.
– Prelude to War: primeiro capítulo da série, apresenta os problemas da guerra e porque os soldados devem ir combater. download – assistir.
– The Nazis Strike – Wikipedia, the free encyclopedia: a segunda parte apresenta a ameaça do nazismo e o plano de dominação mundial de Adolf Hitler. download – assistir.
– Divide and Conquer: terceiro episódio, onde, após a invasão da Polônia, a Europa está dividida pela invasão alemã. download. Curiosamente este episódio está dividido em 4 partes para assistir: 1ª parte, 2ª parte, 3ª parte e 4ª e última parte.
– The Battle of Britain: quarto episódio, mostra a Inglaterra e as ilhas britãnicas lutando contras as forças inimigas da Alemanha. download – assistir.
– The Battle of Russia: quinto e mais longo episódio, dividido em duas partes, faz uma retrospectiva de tentativas anteriores de invasão a União Soviética, fala sorbe o clima – que salvou o país das invasões diversas vezes, e apresenta aspectos positivos da União Soviética, citando autores, músicos e a cultura. Deve ser visto só pelo prazer de ver os americanos falando bem dos russos. Download 1ª parte e 2ª parte. assistir.
– The Battle of China: sexto episódio, fala sobre a história moderna da China e da invasão japonesa. download – assistir.
– War Comes to America: sétimo e último episódio fala dos EUA, de sua história, da guerra civil, das guerras contra outros países e de Peal Harbor, claro. download – assistir.
Atualização: modifiquei os links, já que os meus uploads foram removidos. Todos os links e vídeos agora funcionam.






14 respostas a “Why We Fight”
Sorry, I don’t speak portuguese but I understand it more or less, so I’ll try to comment in my poor english 😉 Great and interesting collection of links, thanks a lot!
CurtirCurtir
Bonsoir Bibi !
Tu vois , I read Cinematografo tambem ! I have a small info for you : I just read in le Monde on line tonight that the INA has a web site now (ina.fr) . It is supposed to be very interesting and in some aspects it is , I just browsed a little in the Cinema section and could watch a few oldies as far as les actualités are concerned , like Jane Mansfield in Cannes , or the quasi-riot when Bardot was there , or Alain Delon speaking of/meeting Romy Schneider ,about a movie they made together , “La piscine ” by J.Deray(which happens to be one of my absolute fav French film).One disappointment , though , the images are very small and frankly quite blurry , but the sound is incredibly funny , with those musics and voix nasillardes of the reporters,…I am sure that the computer wizard in you will manage to dig some real treasures !
Bõa noche ,
Massilianana
PS : I could’t agree more with you about Tom Hanks . Il me fatigue vraiment , moi aussi !
CurtirCurtir
Thanks Marnie. 🙂 And don’t worry, you can comment in Spanish.
Hi Massimilianana, nice to see you here. I tried the link of INA, but it’s complicated, I mean, find a video. I was searching for Truffaut, but it isn’t available to see. Sad 😦 But thanks, I’m going to try again later. 🙂
CurtirCurtir
Do you speak spanish too? :O Portuguese, english, french, spanish… Wow! Is there any language you don’t speak? 😀
Regards,
CurtirCurtir
No, but I understand Spanish, very near of Portuguese, at least most of the words. And when I don’t understand something in Spanish there is always the translator extension and the dictionary here. 🙂
Ah French… I’m studying French and I had to leartn English, a bit in the school and the other part talking with other people and reading. I understand a little of Italian too, but I can’t write, as Spanish. I would like to lear other languages, like Japanese, Swedish, Italian, German and Chinese, but for now, I’m just learning French. 🙂
CurtirCurtir
bom dia gostaria de saber se vocês posuem algum filme ou documentario, sobre a ecônomia da china para me passar sou estudante de adm de empresas em arapongas-pr e precisso deste material para apresentação de um seminario no dia 24/05 desde ja agradeço a atenção wesley
CurtirCurtir
olha nenhum dos teus links para download funciona infelizmente estão todos quebrados. obrigado
CurtirCurtir
Calazans, estão todos funcionando. O problem é que hoje o Internet Archive esteve fora do ar durante boa parte do dia. Tentei acessar o site várias vezes e só dava erro. Se você tivesse idéia da quantidade de conteúdo e da importância do site imaginaria o quão absurdo foi encontrá-lo inacessível. Agora está tudo de volta. Pode ir lá checar. 🙂
CurtirCurtir
Vc tem as legendas destes vídeos???
CurtirCurtir
Hum… acho que você não entendeu Elder, esses filmes estão em domínio público e portanto eu não fiz cópia de nada, de nenhum dvd ou filme. Eles estão disponíveis para todos verem, em seu idioma original. E duvido que você consiga achar legendas deles, ainda mais em português. O que você pode tentar é procurar esses filmes em locadoras, como a 2001 Video aqui em São Paulo.
CurtirCurtir
Eu não pedi cópia de nada. Só perguntei se tinha as legendas.
Perguntei porque já tenho os episódios 1, 2 e 5 em *.avi e com legenda em português *.srt.
Procurei pelos outros, mas só achei o vídeo. Nada de legenda.
CurtirCurtir
Achei mais o episódio 4 e 6 com legenda em PT-BR.
YUHHOOoooooo!!!
CurtirCurtir
Por favor elder, se vc pudesse me mandar as legendas eu agradeceria muito.
alessandro.gc@gmail.com.
valeu!
CurtirCurtir
por favor legenda 7 e 3
CurtirCurtir