Robert De Niro em Taxi Driver

A Cinemateca Brasileira exibirá nos dias 17, 18 e 21 de outubro a mostra TÁXI! TÁXI!.

Meio de transporte por excelência, o táxi ocupa um lugar de destaque no cinema. Local de passagem, ou de transição de um espaço dramático para outro, está muitas vezes associado à própria intriga dramática. Da nouvelle vague à chanchada, passando pelo cinema norte-americano, o curto ciclo que a Cinemateca Brasileira apresenta reúne 5 filmes: Chofer de Praça, de Milton Amaral; Cléo das 5 às 7, de Agnès Varda; Rico Ri à Toa, de Roberto Farias; Sem saída, de Joana Mariz e Taxi driver, de Martin Scorsese.

Os ingressos custam R$ 8,00 (inteira) e R$ 4,00 (meia-entrada). As exibições em DVD são gratuitas. As sessões do dia 21 de outubro terão entrada franca para taxistas, mediante apresentação de comprovante. Já os estudantes do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas têm direito à entrada gratuita mediante a apresentação da carteirinha.

Confira a programação:

Sala Cinemateca / Petrobrás

17/10 – quarta
17h00 – Taxi driver
19h00 – Rico ri à toa
21h15 – Cléo das 5 às 7

18/10 – quinta
18h00 – Cléo das 5 às 7

Sala Cinemateca / BNDES

21/10 – domingo
14h00 – Chofer de praça
16h00 – Chofer de praça
18h00 – Chofer de praça

Os filmes:

Chofer de praça (1958), de Milton Amaral, com Amáncio Mazzaropi, Geny Prado, Ana Maria Nabuco e Carmen Morales (96 min.).
Zacarias e Augusta formam um casal de pobres sertanejos que chegam à cidade grande para ajudar o filho em seus estudos de medicina. Zacarias resolve trabalhar como chofer de praça e cria as maiores confusões no trânsito de São Paulo.

Cléo das 5 às 7 (Cléo de 5 à 7)(1961), de Agnès Varda, com Corinne Marchand, Antoine Bourseiller, Dominique Davray e Dorothée Blank (90 min.).
A cantora Cléo está à espera do resultado de um exame de biópsia. Enquanto isso, ela vai consultar uma cartomante que não lhe dá boas previsões. Enquanto espera, medo e ansiedade revelam em Cléo suas carências e seus caprichos.

Rico Ri à Toa (1957), de Roberto Farias, com Zé Trindade, Violeta Ferraz, Armando Camargo e Silvinha Chiozz (110 min.). Exibição em DVD.
Um chofer de praça ganha na loteria. Rico, porém, ele fica deslocado do mundo e passa a sofrer uma série de situações constrangedoras.

Taxi Driver (1976), de Martin Scorsese, com Robert De Niro, Cybill Shepherd, Peter Boyle e Jodie Foster (113 min.) Exibição em DVD.
Sem perspectivas, um veterano da Guerra do Vietnã vivencia o submundo de Nova York, enquanto trabalha como motorista de táxi pelas madrugadas.

Faltou o excelente filme de Jim Jarmusch Uma Noite Sobre a Terra, que conta a história de cinco taxistas em diferentes partes do mundo em uma noite. Vale a pena conferir.

Uma resposta para “TÁXI! TÁXI! na Cinemateca”.

  1. Bom dia a todos do http://www.cinematografo.com.br! Como estão?

    Sou do marketing da Abril Digital e faremos um chat pelo celular com o Zé do Caixão, no dia no dia 30/10, às 20h. Ele falará sobre os seus filmes na Mostra de Cinema de São Paulo: A Encarnação do Demônio, À meia-noite levarei sua alma e Esta noite encarnei no seu cadáver.

    Link: http://www.abril.com.br/celular/produto_248417.shtml

    Gostaria de saber se vocês têm interesse em divulgar. Acho legal porque os internautas podem conhecer este outro lado do Mojica.

    O que acham?

    Obrigado pela atenção.

    Curtir

Deixe um comentário

Tendência