A ilha de Bergman

O cinema sueco está sempre presente na Mostra através da seleção de longas. Vi excelentes filme suecos primeiro no festival. E tive também a oportunidade de ver os clássicos dessa cinematografia, incluindo vários silenciosos, no cinema pela primeira vez.

Nas edições anteriores grandes cineastas suecos foram homenageados.  A 29ª Mostra de Cinema de São Paulo fez uma retrospectiva em homenagem ao ator e diretor Victor Sjöström. Ano passado foi a vez de homenagear talvez o maior dos cineastas suecos, e com certeza um dos maiores do cinema mundial: Ingmar Bergman. E a 27ª Mostra fez uma bela retrospectiva a Mauritz Stiller, que apesar de ter nascido na Finlândia, dirigiu filmes na Suécia durante quase toda sua vida, e foi responsável por grandes épicos do cinema silencioso de lá.

Esse ano ano o festival preparou uma programação especial em homenagem ao cinema sueco. Fazem parte da programação uma bela seleção de produções e co-produções suecas somando 25 novos filmes, entre documentários e ficções dos mais diversos gêneros, curtas e longas-metragens, incluindo uma animação; homenagem Jan Troell; Lembrando Sucksdorff; Introduzindo Ekman; uma exposição de negócios para acordos cinematográficos com produtores suecos, e Instalação Ingmar Bergman.

A instalação Ingmar Bergman: O Homem que Fazia Perguntas Difíceis abre hoje, dia 26 de outubro, às 20h na Cinemateca Brasileira em parceria com a 33ª Mostra.  A instalação, produzida pelo Swedish Film Institute, revela novas e inesperadas facetas do cineasta.

O público poderá percorrer os diferentes universos de Bergman por meio de projeções em cinco telas instaladas em uma estrutura em forma de árvore, rodeadas por painéis que retratam as paisagens inóspitas que lhe serviram de locação. Nas telas, projeções de seus filmes, entrevistas, cenas de bastidores, trechos de documentários sobre o diretor, citações extraídas de seus livros, artigos e críticas sobre suas obras.

Antes da abertura da instalação será exibido o documentário A Ilha de Bergman, resultado de uma longa entrevista da jornalista e diretora Marie Nyreröd com o cineasta em 2006 (um ano antes de sua morte), na ilha de Faro, onde vivia recluso. O documentário tem sua primeira sessão na Mostra às 20h, e os ingressos para o filme podem ser adquiridos na bilheteria da Cinemateca e a instalação é aberta ao público.

Uma resposta para “Instalação Ingmar Bergman na 33ª Mostra”.

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Vereda Estreita and Marcelo Yoneshima, navax. navax said: RT @vereda_estreita: #mostra33 RT @cinematografo: Instalação Ingmar Bergman na 33ª Mostra http://migre.me/9WDq […]

    Curtir

Deixe um comentário

Tendência