

No último sábado aconteceu a coletiva de imprensa da 49ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo no Espaço Petrobrás de Cinema e para quase qualquer cinéfilo de São Paulo, mas não só, a Mostra é o evento mais esperado do ano. Eu amo um festival de cinema, mas a Mostra é ainda mais especial: pela sua história, pela seleção sempre incrível de filmes, que vai muito além dos filmes badalados, pelas retrospectivas, homenagens, por trazer tantas cinematografias diferentes e pelo público. É na Mostra que a gente sempre reencontra outros cinéfilos, que a gente mais troca informações, dicas e conhece mais gente apaixonada por cinema.

A Mostra nos lembra que cinema também é troca, é descobrir novas culturas, temas, é lembrar que na tela do cinema tudo fica mais bonito e que por mais de uma hora a gente pode esquecer dos nossos problemas ou descobrir que muito mais gente tem as mesmas angústias, passa pelas mesmas dificuldades, os mesmos sonhos. No cinema tudo fica mais intenso: as nossas discordâncias, os traumas, os problemas mundiais, as sensações e também a beleza das pequenas coisas.

Na coletiva a gente vai ainda mais feliz porque sempre tem um café da manhã temático e caprichado, porque vai ter uma cabine de imprensa com um filme incrível, e esse ano foi Bugonia do Yorgos Lanthimos arrasando na crítica ácida e na imagem (aliás o filme está na programação, mas também estreia nos cinemas 27/11 pela Universal ). Vamos também pra saber em primeira mão os destaques, as parcerias e pra nos lembrar que sem patrocínio a Mostra, e outros festivais de cinema, não acontecem. Mas que também gera muito mais econômica e socialmente.

A Mostra começa dia 16 de outubro, dura 2 semanas, com direito a repescagem no Cinesesc , mas a gente pensa nela o ano inteiro, a cada filme que falamos #euvinamostra ou que não vimos, a cada pequena informação que soltam, como o cartaz desenhado pelo Walter Hugo Mãe, ou o prêmio Leon Cakoff em homenagem aos 90 anos do Maurício de Sousa com direito a cartaz da Mostrinha, vinheta e filme Maurício de Sousa – O Filme (chega aos cinemas 23/10 pela Stardistribution ).


É isso: a gente adora a Mostra. Então se você encontrar algum cinéfilo meio perdido, cansado ou falando pelos cotovelos já sabe: está tentando aproveitar tudo essas semanas. E boa Mostra pra nós!😍





Deixe um comentário