https://archive.org/details/Le_Voyage_dans_la_lune_Collection

Para quem disse que não ia postar nada até que eu postei um bocado. Provavelmente a próxima atualização desse post será somente na quarta-feira e por isso vou deixá-los com Viagem à Lua de Georges Méliès. Para sua conveniência nem precisa mudar de página, basta assistir aqui mesmo. O filme original tem por volta de 16 minutos e faz parte da história do cinema. Mesmo que nunca tenha visto, já deve ter visto alguma imagem com referência a uma lua com rosto e um foguete nos olhos (a imagem abaixo). Le Voyage dans la Lune é citado em tudo quanto é livro de cinema.

Le Voyage Dans La LuneFeito em 1902, baseado no livro De la Terre à la Lune de Júlio Verne, o filme mostra a trajetória de um grupo de astrônomos exploradores que constrói um foguete para ir até a lua. Simplemente genial, adoro esse filme. Méliès, que era mágico, aproveitou seus conhecimentos na arte da ilusão para explorar os limites dessa nova invenção o cinema. Graças aos seus filmes fantásticos, à exploração do absurdo e do mágico é que temos hoje em dia filmes como O Senhor dos Anéis e séries como Jornada nas Estrelas. Pode parecer meio absurdo, mas pode-se dizer foi ele o inventor do cinema de ficção científica.

Para melhor aproveitar o filme lembre-se de que ele foi realizado no começo do século, sem CG, sem silicons, sem muita verba e que cinema é entretenimento, portanto esqueça a veracidade dos cenários da história e delicie-se com a criatividade de um homem brilhante diante de uma série de limitações. O vídeo também pode ser visto ou baixado no Internet Archive. A propósito, essa versão tem quase 12 minutos, e narração em inglês.

9 respostas para “Le Voyage Dans La Lune”.

  1. Se não fossem os loucos sonhadores do bem, o que seria deste mundo…e do cinema.

    Curtir

  2. Thank you!! I’ve managed to correct one of my many flaws :p by finally discovering the work of Méliès. Tes blogs sont tout simplement indispensables, ma belle.

    ( hmm, a new picture AND a comment from me on cinematografo. Is it patinhando yet? :pppppp )

    Curtir

  3. Merci pour les belles mots mon ami. 🙂
    Et 😛 pour toi aussi.

    Curtir

  4. Sou estudante de Audiovisual e estava procurando filmes em preto e branco e acabei caindo no cinematografo.Caramba!È muito bom aqui.O filme do Mélies foi o assunto da minha última aula.São sites como esse que fazem a magia do verdadeiro cinema sobreviver.

    Curtir

  5. Obrigada Verônica. 🙂 Estou fazendo upload de mais filmes, a maior parte mudos no Google Video. Aproveitei que quase todos estão em domínio público e coloquei em um local de mais fácil acesso, já que nem todo mundo acha o Internet Archive. As últimas adições foram os filmes da avant-garde francesa e antes vieram os filmes expressionistas que consegui achar.

    Curtir

  6. Tinha no YouTube também, mas tiraram.

    Curtir

  7. Que beleza Bibi.Obrigada mesmo.Já passei o site pra sala de audiovisual.Vai chover estudante por aqui lendo e assistindo tudo.Chegaremos como pragas,verdadeiros gafanhotos famintos de saber sobre cinema…de qualquer estilo.Inté

    Curtir

  8. Die Reise zum Mond (1902)…

    Der erste Science Fiction Film wurde vor 104 Jahren gedreht – Le voyage dans la lune von dem Franzosen Georges Méliès. Er ist nicht nur filmhistorisch interessant sondern auch seiner vielen Spezialeffekte wegen sehenswert – Die Reise zum…

    Curtir

  9. Avatar de Karina Cardoso Braz
    Karina Cardoso Braz

    Eu gostei de achar esse video porque estou fazendo uma pesquisa ,sobre isso para mim foi muito importante .O filme fala de varias coisas com a história dos efeitos especiais.

    Curtir

Tendência