Continuando na linha dos filmes mudos, dessa vez o selecionado foi Nerone, dirigido por Luigi Maggi, em 1909. Nem pensem em comparar com o fantástico Cabiria, que é um longa, realizado anos depois, quando os italianos já tinham muito mais técnica e estavam no auge das grandes produções.
Nerone é um curta sobre o imperador romano piromaníaco Nero, e sobre seu amor por Poppea. Como grande parte desses, filmes, como eu já disse e repito: a história pode parecer meio confusa, e por isso é necessário conhecer um pouco do contexto para melhor compreender o filme. Já viu A queda do império romano dirigido por Anthony Mann, em 1964, com Sophia Loren e Alec Guinness? Pois bem, se viu ajuda. Aliás, eu recomendo este filme.
Um detalhe interessante desse filme, e que eu ainda não citei sobre os filmes mudos é o uso da cor. Os filmes eram feitos em preto e branco é claro, mas isso não impediu o uso da cor nos primórdios do cinema. Méliès era um dos mestres no uso da cor, como demonstra boa parte de seus filmes com cópias coloridas a mão.
Além da técnica de colorir as cópias a mão, havia também o uso de filtros coloridos: azul para noite, amarelo para dia, vermelho para momentos fortes e assim por diante. Nosferatu faz uso desses filtros coloridos ao longo do filme. Nerone também utiliza esses filtros, mas em apenas duas cores: verde, quase todo o filme, e vermelho para… adivinhem… o incêndio!
Atualização de 2025: hoje em dia acha-se tudo online… pois bem o Google Video, que nem existe mais, tinha apagado o filme, mas tem várias versões do Nerone online, como essa abaixo, e em melhor resolução que aquela.





16 respostas para “Nerone”.
Olá Bibi, achei muito interessante o seu blog, gosto de cinema, com este belo trabalho seu aprendo ainda mais.
Estarei sempre aki
beijos
CurtirCurtir
Gostei desse site. Caí aqui meio que por engano, mas já gastei alguns minutos nele. Curto muito cinema, epecialmente Melies e os derivativos da fantasia.
Está salvo nos favoritos.
CurtirCurtir
Muito obrigada Taliesin. 🙂
Obrigada Cyberdingo. Estou planejando fazer um post sobre o Méliès, mas ultimamente anda sem tempo e ânimo de postar em qualquer blog.
CurtirCurtir
oi amiga, tentei te colocar como favorita no blogsblog mas não sei porque não deu certo. beijos, pedrita
CurtirCurtir
oi Bibi gostei muito do seu blogvoltarei sempre
CurtirCurtir
Vasto, belo e criativo. Já referência e motivo para visitas religiosas. Bem, tenho uma dúvida antiga – tal qual o motivo desta dúvida – a respeito de críticas de filmes antigos. Conhece algum site com grande acervo com tal assunto? Em inglês, ou não, preferencialmente. Apoiando-me em sua experiência notável, aguardo boas notícias.
Grato!
CurtirCurtir
Ah, ainda prefiro o cinema em b&w!
está add no meu blog em ´cinema´´ =*
até!
CurtirCurtir
Oi! Ótimo seu blog! E sobre um tema que eu amo… cinema
Não comentarei nd sobre “Nerone”, pq ainda n vi.
Tb tenho um blog sobre cinema… apareça! 🙂
Até!
CurtirCurtir
Ola BIBI, adorei se blog muito interresante ele. Bibi estou prescisando fazer um trabalho sobre cinema mudo e acho que você poderia me ajudar… estudo cinema…. vou ficar esperando uma resposta sua… mande para meu email alguma coisa que tiver… Bjao… ate mais
CurtirCurtir
Adorei a proposta do seu blog.
Parabéns.
CurtirCurtir
fala, Bibi. tudo bem?
nossa, foi uma tremenda honra receber a sua visita no meu blog, pois sou um grande admirador das suas páginas!
já coloquei os links. desculpe não ter colocado antes; foi pura falta de idéia…
agradeço pelo excelente trabalho que você tem feito em dispor desses vídeos todos! eu imagino o tempo que você deve ter gasto com isso…
parabéns de verdade pelos seus blogs!
abraços.
CurtirCurtir
Muito bom seu blog
adoraria se você ainda escrevesse atualmente
abraços
CurtirCurtir
Oi, Bibi. Sou novo por aqui; encontrei teu blog sem querer. Li muita coisa interessante. Continue assim.
CurtirCurtir
Oi Pedrita, obrigada pela visita. Não faço a menor idéia do porque não funcionou. Mas qualquer dúvida entre em contato com o suporte deles que é muito bom. Beijinhos e volte sempre 🙂
Oi Ewerton , fiquei à vontade para voltar quando quiser!
Olá Fernando, não sei dizer algum site exatamente. Entre os que estão na minha lista de links e blogs, na página principal, alguns contém críticas. Eu costumo caçar essas coisas toda vez que quero mais informações. Provavelmente no site da Criterion há boas resenhas sobre filmes, pelo menoas as que vi eram. Se eu achar alguma coisa posto depois.
Abraços.
CurtirCurtir
Olá Camila, muito obrigada pelo link. 🙂
Ou deveria ter dito Camilas. 😉 Obrigada pelos comentários! Vou visitar os blogs.
Fico contente que tenha gostado do meu blog Ramon! Volte sempre.
Olá Estevão! Muito obrigada pelos links. Digamos que eu tive um “bocadinho” de trabalho para baixar tudo e colocar tudo on-line com as devidas informações. Quando comecei nem pensei em fazer um blog com isso, queria apenas compartilhar. Com o pessoal. Fico contente, que mesmo que seja raro, haja pessoas que valorizem o tempo que “perdi” fazendo isso.
Abraços
CurtirCurtir
Oi Mauro, pedido atendido. 😉
Obrigada pelo gentil comentário Léo!
CurtirCurtir