31ª Mostra Internacional de Cinema

A Mostra Internacional de Cinema chega a sua 31ª edição com mais de 400 filmes, longas, médias e curtas, exibições especiais, convidados especiais, oficinas, lançamento de livros, debates e retrospectivas. Como acontece todos os anos, a programação básica da Mostra é composta pela Perspectiva Nacional e Internacional, reunindo uma boa produção inédita de diretores veteranos, e a Competição, composta por filmes de diretores estreantes, questão até no seu segundo longa-metragem. Estes concorrem ao Troféu Bandeira Paulista, concedido pelo júri e criado nas últimas edições da Mostra.

O evento acontece entre os dias 19 de outubro e 1º de novembro, com direito a mais uma semana exibindo os filmes mais bem recebidos e alguns outros que participaram das retrospectivas, em apenas algumas salas.

Retrospectivas

Ao contrário do que tem acontecido nos últimos anos, esse ano as retrospectivas não contarão com obras da época do cinema silencioso, o que pare mim é uma pena, já que é os eventos que prestigiam essa cinematografia são raros por aqui. Os homenageados com retrospectivas nesse ano serão:

Jia Zhang-Ke: cineasta chinês de 37 anos e um feroz critico da globalização e seus efeitos na juventude de seu país. Ele terá todos os seus longas de ficção e documentários exibidos durante a Mostra.

Claude Lelouch: diretor, ensaísta e jornalista francês, mais conhecido por aqui pelos clássicos Um homem, uma mulher e Retratos da Vida. O cineasta francês começou na carreira jornalística, filmando a vida cotidiana dos cidadãos da União Soviética.

A retrospectiva contará com oito de seus filmes, incluindo os dois acima e seu último filme, Roman de gare (Crimes de autor), que fez parte da seleção do Festival de Cannes de 2006. Lelouch virá a São Paulo para acompanhar a seleção de seus filmes.

Jean-Paul Civeyrac: o diretor francês de 43 anos é uma promessa do cinema francês e uma das grandes revelações da Mostra, de acordo com a assessoria de imprensa do festival. Até hoje nenhum de seus filmes foi lançado no Brasil, o que faz com que essa seja uma grande oportunidade para conferir seu trabalho. Serão exibidos oito filmes do diretor: seis longas e dois curtas.

Exibições especiais

Brand Upon the Brain!

Brand Upon the Brain! (2006), filme mudo do diretor canadense Guy Maddin será apresentado no Sesc Pinheiros. A exibição do filme-espetáculo tem a participação de um narrador, música e efeitos especiais ao vivo, como seria de se esperar dos grandes lançamentos de filmes da era muda.

Tabu, de 1931 é o último filme do diretor alemão F.W. Murnau, que faleceu antes da estréia do filme. O filme foi dirigido em parceria com um dos fundadores do cinema documental, Robert J. Flaherty. Uma cópia restaurada do filme será exibida com acompanhamento musical do pianista Paulo Braga, que participou 30ª Mostra.

Prêmio Fespaco: uma mostra de 17 filmes africanos vencedores do prêmio máximo do FESPACO (Festival panafricain du cinéma et de la télévision de Ouagadougou), Festival Pan-Africano de Cinema e Televisão de Uagadugu, festival bienal criado em 1972 em Burkina Faso, em parceria com a Cinemateca África e o ministério francês das Relações Exteriores.

Cartaz

Cartaz da 31ª Mostra Internacional de Cinema

O cartaz da 31ª Mostra foi criado por Hector Babenco, cujo filme Lúcio Flávio – O Passageiro da Agonia, venceu o prêmio do público da 1ª Mostra, realizada em 1977. Babenco criou e posou para o poster, fugindo dos clichês relacionados ao cinema, como projetor, película, rolo de filme, entre outros. O diretor foi buscar uma imagem urbana e bem humorada, posando de homem-placa no centro de São Paulo. O cartaz expressa a Mostra associada a “uma garimpagem de ouro e preciosidades culturais para a cidade”.

A vinheta que antecede a exibição dos filmes será animação com um desenho estilizado da figura de Babenco. A música da vinheta mais uma vez será composta por André Abujamra.

Abertura e encerramento

A cerimônia de abertura acontece no dia 18 de outubro, um dia antes de seu início oficial, às 21 horas no Auditório Ibirapuera, com a exibição da co-produção Brasil-Argentina O Passado, dirigido por Hector Babenco e estrelado por Gael García Bernal. Bernal é um dos convidados da 31ª Mostra.

A cerimônia de ecncerramento acontecerá no Memorial da América Latina, dia 1º de novembro, às 21 horas, com a primeira exibição no Brasil de No Country for Old Men (Onde os Fracos Não Têm Vez), o novo filme dos irmãos Joel e Ethan Coen.

Ainda não há informações adicionais sobre os eventos, mas a abertura costuma ser fechada para convidados e imprensa. Já o encerramento varia, desde a compra do ingressos avulsos, convites, até, como ocorreu ano passado, a troca de alimentos não perecíveis por ingressos.

Entradas relacionadas:

19 respostas para “A 31ª Mostra Internacional de Cinema”.

  1. Avatar de Vera Lucia Landioso
    Vera Lucia Landioso

    Recebi informações sobre as salas que estariam fazendo parte da Mostra e uma delas eu não consegui localizar. Por favor onde fica o IG Cine?
    Ficarei no aguardo.

    Obrigada

    Curtir

  2. Olá Lúcia, a sala IG é a antiga sala Uol de cinema e está em reforma, mas fica pronta a tempo para a Mostra. É na Fradique Coutinho do lado direito, subindo a Teodoro Sampaiao, logo depois da padaria que fica na esquina. Entrando na Fradique pela Teodoro, ela fica do lado direito da rua. É onde era a Cinemateca muito anos atrás.

    Curtir

  3. Olá…
    Gostaria de ter acesso à lista completa dos locais da Mostra (com endereços de preferência)!
    Aguardo pelo retorno.
    Grato, Isaac Vitório.

    Curtir

  4. Olá Isaac
    Eu já escrevi sobre as salas que participam do evento em outro post: http://www.cinematografo.com.br/informacoes-sobre-a-31%c2%aa-mostra/

    O site da Mostra ainda não está todo pronto, mas serão publicadas, com sorte ainda hoje mais tarde, as demais informações sobre as salas e os endereços aqui nesse endereço

    Curtir

  5. Gostaria de saber quais dias o Gael Garcia Bernal comparecera ao evento e se sera permitida a entrada de fas e admiradores????

    Curtir

  6. Sabrina, de acordo com a organização da Mostra, da qual eu não faço parte, o Gael García Bernal estará em São Paulo para divulgar os três filmes do qual participa, sendo um deles dirigido por ele mesmo, nos primeiros dias da Mostra.

    Haverá uma coletiva de imprensa com o ator/diretor /produtor no primeiro dia da Mostra, mas não há nenhuma outra informação sobre local, ou quais e quantos dias o ator permanecerá em São Paulo. Talvez você consiga mais informações entrando em contato com o pessoal da Mostra por aqui.

    Pelo que eu sei de edições passadas, os atores e diretores costumam comparecer a primeira exibição do filme durante a Mostra quando são convidados. Quem sabe ele não aparece na primeira projeção do filme dele como diretor (Déficit) no evento? 🙂

    Curtir

  7. UFA!!! Minha busca infinda acabou! Postei no meu blog sobre a mostra e indiquei este blog também, afinal, foi o único que encontrei com as informações que eu precisava!

    Parabéns!

    🙂

    Curtir

  8. Muito obrigada Darlene. Fico contente em poder ajudar e avisar, afinal de contas é para isso que este blog está aqui. 🙂

    Curtir

  9. Sabrina, de acordo com a programação haverá um debate com o ator e diretor Gael García Bernal no dia 20/10 às 21h00, na FAAP. Será a sessão 186, depois da exibição de seu filme como diretor, Déficit, às 19h30. A entrada na FAAP é gratuita, mas acho que é preciso retirar os ingressos com antecedência na própria faculdade, já que não há como comprá-los dias antes.

    Curtir

  10. Assim que eu soube do debate e apresentação de “Déficit”, com a presença de Gael Garcia Bernal eu entrei em contato com a organização da Faap e eles me informaram que o evento seria aberto ao publico e que 1 hora antes do mesmo, marcado para as 19h30, seriam distribuídas as 300 senhas.

    Não satisfeita, liguei para a Faap 3 vezes durante a semana para confirmar tal informação… Inclusive, no sábado de manhã.

    Mesmo considerando as informações que me foram prestadas via telefone, cheguei na Faap às 16h40 no sábado, visto que sou amante do cinema e muito fã de Gael. Para minha surpresa e indignação, depois de 40 minutos na fila, ouviu-se um burburinho de que não tinham mais lugares e que as senhas já tinham sido “contadas”, antes do horário inicialmente informado.

    Como ninguém da FAAP dignou-se à informar às pessoas que estavam na fila, de tal acontecimento, ela não se desfez. Isso aconteceu apenas, após um carro da policia chegar no local e um dos interessados que estavam na fila, falar alto e em bom tom que a FAAP não deixaria mais ninguém entrar…

    Logo após (aproximadamente 2 horas de fila), 2 moças que trabalham para a Mostra, foi até nós e nos disse que a FAAP destinou apenas 25 senhas e não 300 como foi informado até então, e que essas senhas, embora não tivessem sido distribuídas, já estavam “contadas”, para as pessoas que chegaram mais cedo, aproximadamente 13 horas. (Mais não seriam distribuídas às 17h30?).

    É claro que, as pessoas se revoltaram, já que não foi realizado o que foi acordado e informado aos interessados.

    Muitos dos presentes, assim como eu e meu acompanhante não saímos das dependências da FAAP (junto às catracas), na tentativa de a FAAP reavaliar sua postura…

    Porém, isso não foi feito e ficamos lá na portaria, sendo impedidos de entrar e tendo que escutar da organização “Realmente sentimos muito, mas nada pode ser feito”!

    Minha paciência se esgotou, após bate boca, presença da polícia, mal humor dos envolvidos (…) e saí de lá aproximadamente 19h50, muito chateada e indignada, pois, sinto que mais uma vez os alunos da FAAP foram privilegiados, que a “organização” da Mostra, de organização só tem o nome, e que os dirigentes da FAAP não cumpriram com o que foi dito…

    Considero o fato ocorrido muito desgastante e passível de indignação, visto que a informação inicial era de que o evento era gratuito e aberto à todos, obedecendo apenas um horário e ordem de chegada… Sabemos que não foi isso o que realmente aconteceu.

    Estou muito triste e sei que esse é o menor dos sentimentos do que estiveram presentes e foram tão mal tratados pelos organizadores do evento!

    Curtir

  11. Ainda bem que eu não fui. Pensei em ir a do Lelouch, mas desisti, com medo de que as senhas fossem distribuídas enquanto assistisse ao filme.

    Quanto a privilegiar os alunos: sim e não. Devem ter dado a maior parte das senhas para os alunos, mas os alunos não vão lá aos sábados, não os de cinema e eu, que já fui aluno, já fiquei fora de muitas sessões abertas apenas para alunos, porque deixaram alunos de outras áreas entrarem, e não apenas os de cinema. O que deve ter acontecido foi darem as senhas para quem já estava lá antes, antes mesmo do Déficit.

    Como eu não confio mais no que o pessoal fala, dessas senhas durantes a Mostra, ou sobre o evento ser aberto ou fechado, eu simplesmente não vou.

    Pelo menos o lounge é aberto. Esses debates eu já não tenho tanta certeza.

    No Anima Mundi (quando era aberto) e no Festival de curtas era preciso sair da sessão e entrar novamente na fila, já que é gratuito e outras pessoas também querem assistir e têm esse direto.

    Quanto a má orgazinação, realmente esse ano está batendo alguns records. Fui três dias seguidos pegar o catálogo, que para quem tem a permanente, só pode ser retirado de graça na Central da Mostra, e não havia mais. No terceiro dia eu me irritei e queria saber com quem eu reclamava para ganhar um vale para poder retirá-lo em qualquer lugar e somente assim reservaram um para ser retirado no Espaço Unibanco.

    As sessões voltaram a atrasar absurdamente e parece que quase ninguém sabe algumas informações. Realmente lamentável.

    Curtir

  12. Olá, Gael Garcia está no rio hoje, gostaria de saber se ele retorna a São Paulo, e se comparecerá a algum evento que permita a entrada de fãs?
    Parabéns pelo blog, de fato É O ÚNICO, que fornece informações encontradas e bem organizadas.
    Obrigado.

    Curtir

  13. Oi Alexandra, muito obrigada pelo comentário gentil.

    A Mostra não informou mais nada sobre outros eventos em que o Gael estará presente. O que eu sei é que os diretores convidados costumam aparecer antes da exibição do filme, então quem sabe ele não aparece na próxima exibição do Déficit para falar sobre o filme. De qualquer forma, se você mandar um email para a Mostra é capaz que eles até respondam.

    Vou perguntar amanhã, quem sabe há algo de novo.

    Curtir

  14. Bibi, sem querer abusar, mas você saberia me informar quando e se possível onde será a próxima exibição?
    Vou pesquisar agora também, desde já muito obrigado.

    Curtir

  15. Bom dia, Bibi
    Amei o seu blog. Muito bom!!!!
    Gostaria de saber qual dia será exibido ” Mutum” de Sandra Kogut.
    Obrigada

    Curtir

  16. Bom dia Glessana, as próximas exibições do Mutum estão listadas no site da Mostra, aqui: http://www2.uol.com.br/mostra/31/p_exib_filme_36.shtml
    O filme também será exibido no Festival da Juventude, no Cine Bombril, sexta-feira agora, às 10horas da manhã.

    Curtir

  17. Obrigado Bibi, com certeza irei a próxima exibição, com relação ao Gael, este encerra sua agenda hoje, e também vai embora ainda hoje.

    Curtir

  18. Olá, passando novamente por aki para falar do Gael, so pra concertar o que havia dito mediante informação da assessoria de imprensa da amostra, Gael ainda está, aqui, você tem alguma informação a respeito? como,,,hotel em q ele esta?

    Obrigado

    Curtir

Deixe um comentário

Tendência